30/07/09

Efeitos colaterais dos medicamentos contra a gripe suína !

Reino Unido: Muitas vítimas dos efeitos colaterais dos medicamentos contra a gripe suína



A agência responsável pelo licenciamento de remédios na Grã-Bretanha recebeu 150 notificações de suspeita de efeitos colaterais do tratamento com Tamiflu contra a gripe suína.
Estes números foram divulgados ontem, enquanto que Médicos Generalistas relataram que alguns pacientes não tomavam a medicação, temendo possíveis efeitos secundários.

A agência reguladora de produtos farmacêuticos e de cuidados médicos (MHRA) disse que os 150 relatórios recebidos no Reino Unido até 23 de Julho notificaram 241 efeitos colaterais distintos, principalmente ligeiros e já reconhecidos como estando associados a medicamentos antivirais .

Trata-se de «acontecimentos gastro-intestinais e alérgicos", tais como diarreia e vómito. Cinco relatórios indicaram nove tipos de relações negativas suspeitas ao Relenza, o produto concorrente do Tamiflu, cujo método de administração é por inalação e cuja utilização é menos generalizada.

O MEHRA dedicou uma secção de seu site para receber relatórios sobre os efeitos secundários do Tamiflu, a fim de detectar as tendências em curso.

Um porta-voz disse: "É evidente que muitas pessoas seguem o tratamento com Tamiflu e Relenza. É por isso que criámos um local específico onde as pessoas podem relatar quaisquer efeitos colaterais. Desta forma, podemos controlar a segurança dos medicamentos. Informações que indiquem uma reação não significa que é causada pelo o medicamento em questão, mas apenas uma mera suspeita. Nós queremos incentivar essa atitude. Esperamos que o público seja informado e faça bom uso disso. "

Temos um caso registado em que a reacção teve como resultado a morte do paciente. Ele sofria de insuficiência hepato-celular após tomar Tamiflu.

O MEHRA disse que os relatórios anteriores registados fora do Reino Unido levam a sugeriu uma ligação entre o Tamiflu e a insuficiência hepato-celular.

"Os efeitos indesejáveis associados com a hepatite permanecem sob estreita supervisão", disse o porta-voz.

Ele disse que as investigações prosseguem em relação ao relatório de uma reacção fatal.

Médicos disseram que o número de notificações de efeitos indesejáveis foi insignificante em comparação com as dezenas de milhares de pacientes que o Tamiflu foi prescrito.

Segundo estimativas do governo, 100 000 novos casos de gripe suína foram registados na semana passada.

Os efeitos secundários mais comuns do Tamiflu são: diarréia, náuseas, dor de estômago e vómitos.

No Japão, onde o Tamiflu é amplamente utilizado contra a gripe sazonal, há relatos de casos raros de ligação entre este produto e doenças neurológicas e psiquiátricas em crianças.

Ontem, os médicos deram o seu apoio para a instrução do chef Medico em representação do Governo, Sir Liam Donaldson. De acordo com esta instrução, os pacientes que sofrem de gripe suína deve receber medicamentos anti-virais, mas acrescentou que cabe aos doentes aceitá-los ou não.

Richard Vautrey, médico em Leeds, disse: "de acordo com minha experiência, quando os pacientes estão tranquilos sobre os modelos de sua doença e os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos [antivírais], eles decidem que se sentem à vontade, mesmo sem eles "

Dr. Laurence Buckman, presidente da British Medical Association, afirmou: "A maioria dos médicos estão cientes de que alguns pacientes aparecem para apresentar relatórios de efeitos colaterais associados ao Tamiflu, incluindo crianças.

Se o seu filho sofre de gripe, diarréia e vômitos ocorrem nele, posteriormente, isso preocupa os pais e gera mais trabalho para o médico. No caso de uma pessoa que claramente não tem necessidade de Tamiflu, porque é saudável e é fracamente infectada com gripe suína, temos de perguntar se, neste caso, é necessário tomar este medicamento. "

Dr. Buckman disse que havia uma necessidade urgente para ficar calmo para que um virologo qualificou como "a menor pandemia que o mundo já conheceu".

"Não devemos subestimar esta doença, mas não devemos exagerar, tambem, isto não tem nada a ver com as pragas da Idade Média", disse o Dr. Buckman.

"Se um terço da população está infectada com o vírus e que os pais trazem seus filhos, ficaremos super lotados. Esta doença continua benigna para a maioria dos casos. Esperamos que os recursos sejam disponibilizados para apoiar as crianças que precisam de ajuda ", acrescentou.

Professor Stephen Field, presidente do Royal College of General Practitioners, indicou também que "temos de tentar fazer passar a mensagem que a gripe suína não causa danos maiores em pessoas saudáveis. "


Fonte: New Zealand Herald
Tradução: Provafinal2012

1 comentário:

  1. caro amigo, sabes o que isto me faz lembrar?
    Hás de ver o filme «Equilibrium», no filme, toda a população tomava uma droga calmante, "prozium" que anulava as emoções, para o mundo ser pacifico, sem guerras, sem crimes, etc..
    E quem não tomasse aquela dose diária, era preso, ou morto, considerado um "opressor".

    Eu acredito que vai ser a mesma coisa com a vacina da gripe, quem não tomar a vacina vai ser considerado um perigo público, um "opressor" e será preso.

    ResponderEliminar

Ficam por denrto das Novidades High Tech

Blogues Recomendados