16/09/09

GEAB nº 37 Disponível !

Já está disponível o GEAB nº 37 dos nossos amigos do LEAP2020, segue abaixo uma tradução do mais importante... já agora, o ouro ultrapassou hoje os 1015 $ por onça ..!



Crise sistémica global: Em busca da recuperação impossível



Antes do Verão, a equipe do LEAP/E2020 anunciou que não haveria recuperação global no inicio do ano lectivo 2009, nem até ao Verão de 2010 . No mês de Setembro de 2009, ao contrário dos discursos dominantes da mídia e dos meios políticos e financeiros, mantemos a nossa antecipação.

A actual desaceleração da velocidade do colapso da economia global, que "cria" as "boas noticias" só foi possível graças ao enorme esforço de apoio ao mundo financeiro público nos últimos doze meses. Mas o "tempo ganho", usando o dinheiro dos contribuintes de todo o mundo deveria ter sido dedicado ao redesenho do sistema monetário internacional, uma vez que está no centro da crise sistémica actual. No entanto, tirando considerações de ordem estética e imensas "prendas" dadas aos bancos americanos e europeus, nada foi feito e para o futuro, o cada um por si impõe-se.

E no final deste Verão de 2009, com as três ondas nocivas de verão atingindo violentamente a economia mundial (desemprego, Falências e choques monetários), o tempo para reparar o sistema ou, mais exactamente da sua transição suave para um novo sistema global, passou. Os primeiros efeitos da grande dissociação põem-se em prática nos factos: o mundo afasta-se rapidamente da zona dólar.


Estatísticas inconsistentes reflectem uma economia mundial caótica.

Dirigimos-nos para a fase de deslocação geopolítica programada para começar no quarto trimestre de 2009. Este GEAB N º 37 analisa as tendências actuais (inflação ou deflação, os mercados imobiliário, bancos, geopolítica, ...) no actual caos criado pela avalanche descontrolada de recursos públicos e a persistência de um sistema financeiro descontrolado , em meio de inconsistentes estatísticas crescentes. Paradoxalmente, esse deslocamento se tornou, de acordo com os nossos pesquisadores, a única maneira viável para a recuperação económica, mas que se fará segundo uma arquitectura global e de modalidades de interacção entre as dimensões económicas, sociais e financeiras profundamente diferentes daquelas que conhecemos nas últimas décadas. Nossa equipe acredita na matéria que até ao Verão de 2010 serão visíveis as primeiras características do "mundo após a crise." Alias, iremos dedicar-nos a identifica-las nos próximos meses.

Mas, entretanto, como antecipado nos GEAB anteriores, mais ninguém pode reconstruir uma imagem coerente da realidade economia global de hoje, usando as estatísticas macroeconómicas cada vez mais contraditórias ou simplesmente aberrantes. Devido a manipulação dos dados e dos instrumentos de medida e de se limitar ao dólar como padrão de valor enquanto suas variações são cada vez mais caóticas, nem governos, nem instituições internacionais, nem os bancos sabem em que direcção o sistema mundial evolui. A leitura da mídia também reflecte bem o caos que mergulha seus leitores e ouvintes em profunda perplexidade, mesmo no mesmo dia é uma sucessão de informações contraditórias sobre finanças, economia ou moeda. Líderes, empresários, funcionários, ... ... os economistas ou os analistas... estão reduzidos ao sistema de apostas para avaliar os próximos meses.

Evolução da produção mundial, do comércio e dos preços ao consumidor (2000 - 2009) Fonte: BRI, 2009.


"Para o LEAP/E2020, o gráfico acima ilustra uma realidade incontornável: a tendência do sistema económico, financeiro e monetário global acelera-se, sua fraqueza atingiu níveis sem precedentes na história moderna, que hoje o tornam susceptível à ruptura ao mínimo impacto significativo: financeiro, geopolítico ou até mesmo natural....."


Evolução do custo do fretamento de navios containers (em USD / dia) - Comparação entre os primeiros semestres de 2008 e 2009 - Fonte: Spiegel / ISL Port Monitor





Evolução das vendas a retalho nos Estados Unidos durante as recessões recentes - (base 100 no início de cada recessão, duração em meses) - Fonte: Financial Sense, 2009




Fonte: http://www.leap2020.eu
Tradução: ProvaFinal2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficam por denrto das Novidades High Tech

Blogues Recomendados