29/03/10

Uma pequena reflexão...

Quais novidades são noticia e quais não são

Se a Al-Qaeda massacrasse hoje 17 000 pessoas, poderíamos duvidar que amanhã seria noticia em todos os jornais do mundo? Nada mais apareceria na primeira página. Portanto, hoje, quando tocar meia-noite, 17 000 pessoas estarão mortas, mas não pelas mãos de uma organização terrorista, mas por causa da fome imposta pelo mercado com a ajuda de um certo número de Estados, Bancos e Fundos Monetários.

Essas milhares de mortes não farão manchete de jornal, não saberemos que eles morreram. E o problema é que amanhã 17 000 outras pessoas morrerão pelo mesmo motivo, com a mesma impunidade e cercado pelo mesmo silêncio. O capitalismo, o terror mais doentio, os mata a cada dia.

E a desculpa avançada pela mídia para esconder esse massacre diário é que, precisamente porque se realiza todos os dias, esses 17 000 corpos nunca são uma "novidade". E talvez isso explique porquê, como isto nunca tinha acontecido antes em Cuba - os 5 prisioneiros que, neste mesmo dia, cometeram suicídio na Base de Guantanamo, não podem ser postos na conta do Governo cubano - o facto de 1 prisioneiro ter feito uma greve de fome até as suas fatais consequências, já justifica uma avalanche de manchetes e adjectivos indignados.

Parafraseando Santiago Alba Rico escrevendo sobre a crise financeira - não é uma crise porque milhões de pessoas no mundo morrem de fome, é uma crise porque um pequeno grupo de milionários já não ganha tanto - a novidade aqui não é a morte de 17.000 pessoas todos os dias, mas a de um prisioneiro cubano depois de uma greve de fome.


Koldo Campos Sagaseta
escritor.


Tradução Prova Final 2012

3 comentários:

  1. Lamentavel situação, é uma pequena amostra da grande indiferença que há no mundo, todos dizem lutar pelos direitos humanos mas quase ninguém respeita a humanidade do outro. Hoje mais que nunca peço a Deus que as verdades sejam todas reveladas, que as elites iluminatis, banqueiros e toda essa vergonhosa gente suja que corrompe o mundo, através da manipulação, culpa e o medo; sejam punidos. Já é hora que as grandes verdades sejam reveladas, a mentira só é valida enquanto a verdade não chega. Juntos sairemos da matrix. Por favor despertem sua conciencia!

    ResponderEliminar
  2. tou de acordo TOTALMENTE com o que o anonimo escreveu antes de mim! a elite illuminati tem que sucumbir!!!

    ResponderEliminar
  3. "Give me Liberty, or give me Death!" - Patrick Henry

    ResponderEliminar

Ficam por denrto das Novidades High Tech

Blogues Recomendados